top of page

Qual escopo de Product Operations?

Atualizado: 20 de jul. de 2021



Alguns artigos e fóruns internacionais vem discutindo o escopo e atuação de Product Operations nas organizações. Mas no Brasil, será que a realidade é similar?


O quarto encontro da comunidade brasileira de Product Operations, realizado em junho/2021, discutiu esse tema, apresentando algumas similaridades com o mercado internacional, mas também algumas especificidades interessantes.


No formato de World Cafe, a comunidade respondeu a 3 perguntas que surgem nas organizações que estão implantando essa disciplina ou até mesmo amadurecendo e evoluindo.


Qual escopo Product Operations DEVE ter?

A ideia com essa pergunta era identificar atribuições obrigatórias dessa disciplina nas organizações brasileiras.


Otimização da eficiência operacional dos times de produto e alinhamento estratégico entre as áreas foram as duas macro atribuições identificadas.


Essas duas atribuições não devem ter gerado surpresas, entretanto, ao se olhar em detalhe como cada organização as interpreta, percebemos algumas oportunidades de atuar de forma cada vez mais estratégica, liberando o máximo de banda dos times multidisciplinares de desenvolvimento de produto.


Otimização da eficiência operacional dos times de produto

  • Escalar práticas e ferramentas de desenvolvimento de produto como um todo

  • Atuar em conjunto com DevOps para escalar processos de Delivery

  • Escalar processos de Discovery, atuando em parceria com Design Ops quando essa estrutura existir

  • Estruturar e escalar todos os processos que envolvem pessoas em parceria com RH (seleção, desenvolvimento, avaliação de performance, onboarding, etc)


Alinhamento estratégico entre as áreas, possibilitando identificar possíveis sinergias

  • Alinhar visão holística de todo o portfólio de produtos na organização, mantendo todos os stakeholders na mesma página

  • Mapear alavancas com oportunidades de produto

  • Influenciar na construção e manutenção do roadmap

  • Influenciar a estratégia da organização

  • Monitorar métricas de produto, fornecendo insights para toda a organização

  • Evangelizar a cultura de produto em toda a organização



Qual escopo Product Operations NÃO DEVE ter?

A ideia com essa pergunta era identificar atribuições que essa disciplina não deve abraçar para evitar distorções e disfunções na organização. Tão importante quanto saber o que deve ser feito é saber dizer não para aquilo que não trará tanto valor para a organização ou causará confusão com atribuições de outras áreas ou perfis de produto, engenharia, dados.


O grande ponto de concordância da comunidade foi que Product Operations não deve direcionar times de produto ou tomar decisões sobre desenvolvimento de produto.


Além desse ponto, algumas outras atribuições foram levantadas como fora do escopo de Product Operations, como, por exemplo:

  • Fornecer auxílio operacional aos times de produto de tecnologia. Esse é um aspecto fundamental de ser bem compreendido: operação é diferente de operacional.

  • Executar processos pelos gestores: seleção, onboarding, acompanhamento de carreira, etc.

  • Gerar dashboards e acompanhar métricas/indicadores de funcionalidades para os times de produto.


Qual escopo Product Operations PODE ter?

Como nem tudo é sempre preto ou branco, existe um escopo que pode ser atribuído a essa estrutura sem prejuízo a quem atua nela e também à organização.


Alguns exemplos foram identificados pelos participantes do encontro, mas devo reforçar que essa pergunta foi a que gerou mais polêmica, como era de se esperar.

  • Atuar como "Consultor" de times de produto, seja implantando práticas, seja apoiando pesquisas com usuários.

  • Participar de cerimônias dos times quando percebida necessidade de aumento de maturidade nas práticas

  • Ser responsável pela seleção e implantação de ferramentas de engenharia

  • Desenvolver pessoas em produto

  • Transitar entre áreas para identificar oportunidades para produto

  • Ser ponte com os times de operações da empresa (CX, por exemplo)


E se depois desse artigo você ainda ficou com dúvidas ou ainda não sabe por onde começar, não se sinta sozinho. A comunidade de Product Operations continuará debatendo e se aprofundando em temas como esse de forma contínua.


O próximo encontro de julho/2021 abordará "Porquê e quando ter Prod Ops nas organizações". Se esse é o desafio que está enfrentando agora ou já enfrentou, venha participar desse encontro para discutir com a comunidade.


Se você quiser participar da Comunidade além dos encontros, pode me procurar via meu perfil do Linkedin ou entrar diretamente no Slack da comunidade.




518 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page